Caraterização

A Casa do Povo de Alagoa é uma IPSS cujas respostas sociais incidem no apoio à terceira idade através das valências de Lar de Idosos, do Centro de Dia e do Serviço de Apoio Domiciliário.

Tem um quadro de pessoal composto por 25 colaboradoras, distribuídas pelos seguintes cargos/funções: Diretora Técnica/Assistente Social, Animadora Sociocultural, Encarregada-geral, Cozinheira, Ajudante de Cozinha, Lavadeira, Auxiliar de Serviços Gerais e Ajudante de Acão Direta.

No total, a Casa do Povo de Alagoa tem 65 utentes (Mulheres-39, Homens- 26) distribuídos por 3 respostas sociais: Lar de Idosos (30 utentes), Centro de Dia (20 utentes) e Serviço de Apoio Domiciliário (15 utentes).

Maioritariamente, os utentes têm mais que 65 anos, são na sua maioria do sexo feminino, são reformados/pensionistas, maioritariamente viúvos, com fracos recursos económicos, apresentam um grau elevado de iliteracia, em situação de isolamento social e familiar, com carência ao nível da satisfação de necessidades básicas e necessitam de apoio na realização de atividades da vida diária. Apenas uma pequena percentagem (+/- 10%) de utentes corresponde ao facto de serem autónomos na realização de atividades da vida diária, sendo os restantes utentes dependentes de 1º ou 2º grau (por exemplo, os acamados).

Para além disto, os utentes são oriundos, na sua maioria, da respetiva freguesia, sendo outros oriundos de outros locais, tais como: Freguesia de Fortios, Cidade de Portalegre e de Alpalhão.

São pessoas, que maioritariamente durante a sua vida viveram essencialmente do trabalho do campo / agricultura, logo com fracos recursos económicos, nível de escolaridade baixo, ou inexistente. Apenas 1 utente, do sexo masculino e da valência Lar de idosos, se destaca neste sentido, uma vez que, usufrui de um elevado nível de escolaridade, tendo realizado, durante o seu percurso de vida 2 licenciaturas, sendo também ele, um dos utentes mais novos (58 anos de idade). De salientar que este utente se encontra inserido nesta Instituição por motivos de doença (Esclerose Múltipla).

Para além deste utente, um outro utente, também do sexo masculino, inserido na valência Centro de Dia, conta com apenas 54 anos de idade. E a razão por se encontrar desde tão cedo nesta instituição resume-se ao facto de o mesmo ser portador de uma ligeira deficiência.

A média de idades da resposta social Lar de Idosos é 85,1 anos.

A média de idades da resposta social Centro de Dia é 86,3 anos.

A média de idades da resposta social Serviço de Apoio Domiciliário é 82,4 anos.

 

Horário

Em relação a horários, esta Instituição encontra-se aberta 24 horas por dia, tendo como horários de refeições dos utentes de Centro de Dia e Lar de idosos os seguintes: 08:30 pequeno-almoço, 12:30, almoço, 15:30, lanche, 18:30 jantar e 21:00 ceia.

 

Horário das Colaboradoras

No que concerne a horários das colaboradoras estes dividem-se em três turnos, sendo eles, 1º turno: 08.00-16:00Horas, 2º turno, 16:00-24:00 e por fim o 3º turno que corresponde ao horário das 24:00-08:00 horas. De referir que neste turno somente fica uma colaboradora na Instituição, sendo nos restantes turnos, o número de colaboradoras variável.

Horário de Visitas

No que diz respeito aos horários de visita estes são: durante os dias uteis das 15:00 às 18:00 horas e nos fins-de-semana e feriados, das 11:00 às 12.00 horas e das 15:00 às 18:00 horas.

Horário da Equipa Téncica e Serviços Adminsitrativos

No que se refere ao horário de funcionamento dos serviços administrativos estes é permanente de 2ª a 6ª das 09:30h às 13:30h e das 14:30h às 18:00h. Em relação ao horário da Equipa Técnico este é: de 2ª a 6ª das 09:30h às 13:30h e das 14:30h às 17:30h.